JOGOS PNAIC MATEMÁTICA. - Atividades de Matemática

Atividades de Matemática

Atividades de Matemática para Imprimir

JOGOS PNAIC MATEMÁTICA.

Compartilhe


PNAIC - MATEMÁTICA - Caderno jogos

JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Jogos PNAIC Matemática
 

Jogos pnaic para imprimir

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

Jogos PNAIC Matemática

📕 CADERNO DE JOGOS PNAIC PDF 📚

PNAIC - MATEMÁTICA - Caderno jogos
1. JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICAJOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
2. JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Autores: Anne Heloíse C. Stelmastchuk Sobbczak Emerson Rolkouski Justina C. Motter Maccarini JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Autores: Anne Heloíse C. Stelmastchuk Sobbczak Emerson Rolkouski Justina C. Motter Maccarini
3. APRESENTAÇÃO O caderno “Jogos na Alfabetização Matemática” apresenta alguns jogos que têm como objetivo auxiliar no trabalho com a Alfabetização Matemática. Pressupondo que: – O jogo em sala de aula não pode ser visto como um mero passatempo; – Visa a auxiliar o trabalho pedagógico; – Ampliar as potencialidades do uso de jogos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos. O caderno “Jogos na Alfabetização Matemática” apresenta alguns jogos que têm como objetivo auxiliar no trabalho com a Alfabetização Matemática. Pressupondo que: – O jogo em sala de aula não pode ser visto como um mero passatempo; – Visa a auxiliar o trabalho pedagógico; – Ampliar as potencialidades do uso de jogos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos.
4. Parte I – Jogos na Educação Matemática A utilização de jogos e brincadeiras na escola, com a finalidade explícita de ensinar, data de meados do século XIX. Considerado como o fundador dos jardins de infância, Friderich Froebel, já naquela época, defendia o seu uso em sala de aula. O jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de autoavaliação pelo aluno.
5. • Trabalhado de forma adequada, o jogo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação, uma série de atitudes como: aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras, entre outras. Para que o ato de jogar na sala de aula se caracterize como uma metodologia que favoreça a aprendizagem, o papel do professor é essencial.
6. Encaminhamentos Metodológicos • É importante observar que toda metodologia utilizada em sala de aula requer um planejamento e uma postura coerente de alunos e professores. • Ao utilizar os jogos na sala de aula, não é possível exigir silêncio, sobretudo quando trabalhamos com crianças. • Tais atitudes também são decorrentes do fato de que jogos, de modo geral, envolvem competição entre os participantes. No entanto, o professor poderá direcionar a atenção das crianças para o conhecimento construído, além de outras possibilidades.
7. Na utilização do jogo na sala de aula é importante: • Se preparar para as situações que podem ocorrer durante o jogo, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista das atitudes em sala de aula. • o professor deverá conhecer o jogo com o qual irá trabalhar.
8. Um jogo que a princípio pode parecer ingênuo pode se revelar um potencial disparador de situações-problema interessantes, ao mesmo tempo em que jogos sofisticados podem se mostrar inadequados ou insuficientes para o trabalho em sala de aula. Simples jogos de tabuleiro, podem ser adaptados para interessantes trabalhos com as seqüências numéricas, campo aditivo e campo multiplicativo, etc. Por outro lado, um jogo em que as regras são complexas, demanda um valioso tempo somente para que os alunos as compreendam, diminuindo assim sua potencialidade.
9. Iniciando o Jogo Conforme o nível de desenvolvimento dos alunos, o professor poderá ler as regras juntamente com eles ou pedir que leiam individualmente, para depois discuti-las, tanto para verificar se todos as compreenderam quanto, para problematizá-las, se julgar conveniente. Caso seja um jogo de tabuleiro, é importante que as crianças procurem identificar o porquê do tabuleiro ser daquela maneira.
10. Por exemplo, no jogo “Pintando o sete”, as crianças são solicitadas a cobrir os números de acordo com a soma de dois dados comuns. O tabuleiro do jogo é mostrado a seguir. 2 3 4 5 6 8 9 10 11 12 7 7 7 7 7 7 7
11. Orientações para o jogo: • Chama a atenção o fato de o tabuleiro não possuir o número 1. • Compreendidas as regras e reconhecidos o tabuleiro e as peças que o compõem, é hora de constituir os grupos. • Hora de iniciar o jogo. A pergunta é clássica: Quem começa? Eis um bom motivo para explorar várias maneiras de sorteio.
12. Escolhido quem iniciará a partida, poderemos escolher de maneiras similares quem irá marcar os pontos e como será feito o registro. Pode-se propor tabelas simples a serem preenchidas com risquinhos. CARLOS MARIA
13. Dependendo do jogo, pode ser conveniente transformar a tabela acima indicada em uma tabela de dupla entrada. Carlos Maria Primeira rodada Segunda rodada Terceira rodada Total
14. Durante o Jogo Defendemos que o jogo deve ser utilizado em toda a sua potencialidade pedagógica. Para isso, é essencial que o professor acompanhe as equipes durante os momentos em que o estiver utilizando. É importante ficar atento para as dificuldades e a postura das crianças em relação aos problemas matemáticos que ocorrem naturalmente durante esse tipo de atividade.
15. Depois do Jogo • Ao término do jogo, é importante proporcionar um momento de socialização das impressões e de reflexão sobre o que se aprendeu de Matemática. • Tal momento se torna importante por permitir que os conceitos envolvidos durante o jogo sejam explorados.
16. Depois do jogo • Ao término do jogo, é importante proporcionar um momento de socialização das impressões e de reflexão sobre o que se aprendeu de Matemática. • Tal momento se torna importante por permitir que os conceitos envolvidos durante o jogo sejam explorados. • Pode-se pedir às crianças que socializem suas pontuações com os colegas da turma, registrando-as em papel bobina (em algumas regiões se diz papel craft ou pardo) ou no quadro.
17. Em algumas situações é interessante propiciar maneiras diferentes de representação dos pontos, explorando diferentes tipos de registro. Por exemplo, os pontos do jogo de boliche foram registrados da seguinte forma:
18. O professor poderá construir com os alunos um gráfico de colunas no caderno de folhas quadriculadas, para transpor os pontos da tabela acima para um gráfico.
19. • Como forma de avaliação da contribuição do jogo, pode-se criar uma situação fictícia e discutir com as crianças sobre qual jogador está em vantagem, ou ainda qual, entre os jogadores, eles acreditam que irá ganhar o jogo e o porquê. • Ao final dos jogos, é particularmente interessante a construção de relatórios escritos sobre o que aconteceu e o que foi aprendido.
20. Avaliando os alunos em situação de jogo Os momentos de jogos podem e devem também se constituir em momentos de avaliação. Há possibilidades de avaliação que são particulares de cada jogo. Para auxiliar o professor no que diz respeito a essa situação, criamos uma seção, denominada Problematizando, na qual descrevemos alguns questionamentos que podem ser feitos e ampliados para cada jogo.
21. Há, também, possibilidades pertinentes a toda situação de jogo e que podem servir para a elaboração de fichas avaliativas de cada aluno. Para tanto, é importante observar: a) a postura do aluno com relação à própria atividade de jogo, no que diz respeito a: ganhar, perder, colaborar; b) a postura do aluno com relação ao desenvolvimento de estratégias. É importante observar se a criança percebe que muitos dos jogos não dependem exclusivamente da sorte. Muitas vezes esta habilidade está relacionada, também, com o aspecto matemático;
22. c) a relação do aluno com o saber matemático envolvido. Avaliar o domínio que a criança possui do conhecimento matemático necessário para o jogo e se apresenta desenvolvimento durante a atividade. Quais conhecimentos já domina e quais ainda precisam ser trabalhados; d) se o aluno é comprometido com a atividade, se tem zelo pelos materiais, etc.
23. A Educação Inclusiva De modo geral, os jogos deste caderno podem ser utilizados por todas as crianças, devendo o professor garantir a comunicação com elas. No entanto, para crianças cegas, é necessário adaptá-los. Para isso, você precisará apenas de materiais com texturas diferentes e cola.
24. Modelo números em Braille
25. Modelo números em Braille e sinais em libras
26. Referências ANASTACIO, M. Q. A. Jogo e matemática: uma associação possível. Duc in Altum, Muriaé, 2003.

Apostila de matemática PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário