OFICINA DE GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL. - Atividades de Matemática

Atividades de Matemática

Atividades de Matemática para Imprimir

OFICINA DE GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL.

Compartilhe

Questões de Matemática


GRANDEZAS E MEDIDAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Atividades de Matemática
Grandezas e Medidas

Como trabalhar grandezas e medidas no ensino fundamental

GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL


ATIVIDADES MATEMÁTICA
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL
GRANDEZAS E MEDIDAS ENSINO FUNDAMENTAL

Oficina de grandezas e medidas
1. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Oficina de Grandezas e Medidas 1º dia: 21 de Outubro de 2014 Jussara Zanote Sagrillo Shenia D’Arc Venturim Cornélio
2. OFICINA DE GRANDEZAS E MEDIDAS As medidas têm um uso de grande significado social, portanto estão presentes nas atividades do nosso dia-a- dia. Daí decorre sua importância dentro de um programa de Matemática, não só por configurar a prática social da disciplina, como também por possibilitar a integração entre os vários tópicos programáticos
3. É objetivo nos anos iniciais do Ensino Fundamental levar a criança a compreender o procedimento de medir, explorando para isso tanto estratégias pessoais quanto ao uso de alguns instrumentos, como balança, fita métricas e recipientes de uso freqüente.
4. OBJETIVOS: - 1° Utilizar estratégias pessoais de medidas com uso de unidades arbitrárias, chegando a usar a unidade padrão de comprimento, massa e capacidade. -Ler hora exata e meia hora e utilizar, com compreensão, os termos dia, semana, mês e ano. -2º Utilizar instrumento de medidas, estimar resultados, fazer medições e registrar medidas; - Identificar a unidade fundamental das medidas de comprimento, massa e capacidade e utilizá-las juntamente com outras unidades de maior uso social; - Usar o relógio e o calendário para identificar medidas de tempo e fazer registros de horários e em datas; - Empregar com compreensão, os termos ano, semana, dia, hora, meia hora e minuto.
5. Atividade 1: De dia em dia, o mês se completa Como organizar um calendário, através de uma carta, criando legendas. Materiais para cada grupo - Papel pardo (quadriculado); - 5 pincéis: 1preto, 1 vermelho, 1 azul, 1 verde e um amarelo; -1 cópia da carta.
6. Experimentação Cada grupo receberá uma cópia da carta e deverá fazer a leitura (carta anexa). A medida dos acontecimentos das atividades de Joana, o grupo deverá descobrir a data de cada um, construindo o calendário do mês, criando legendas para os dias. Montagem do calendário Exemplos de legenda: Δ visita ao Zoológico e Ό Dias de aula
7. Paulo Afonso, 25 de Agosto de 2014. Querida prima Marta, Tudo bem com você? Olha, eu estou muito bem, pois, o mês passado me trouxe grandes alegrias.Vou te contar com detalhes o que fiz durante o mês. Adorei o sexto dia! Era domingo! Fui ao Zoológico com minha família. Merecido, pois tinha sido uma semana de muito estudo. Os 05 dias após o domingo foram de muita responsabilidade: escola, tarefas e cursinhos de Inglês na quarta e sexta. No dia seguinte foi o meu aniversário. Houve uma grande festa com a presença dos meus amigos e familiares. Que pena! Só faltou você.
8. Outro domingo de curtição. Fui à fazenda do vovô e lá passei o dia todo. Tive uma semana de férias da escola. Na segunda-feira voltei a minha rotina normal. Ficamos reunidos em família no final de semana. Na segunda feira era feriado no meu município, dia da cidade houve grande comemoração por aqui, até passeio ciclístico. Na terça feira foi apresentado um teatro na escola, a peça “Bem me quer, mal me quer!”, que conta a história de Risonho que ama Lindinha e está muito triste, porque pegou uma flor e ao contar bem-me-quer, mal-me-quer, deu mal-me-quer! O amigo Bacana lhe ensina um jeito de dar sempre bem-me-quer. Era só descobrir se a quantidade de pétalas era par ou ímpar, acredita. Foi muito divertido.
9. No último dia do mês a professora pediu para apresentarmos um trabalho de entrevista feito na escola, os alunos participaram dando a opinião sobre melhorias no cardápio da merenda. Gostaria de saber o dia do seu aniversário, e o da sua mãe, pois quero mandar um lindo presente para cada uma. Um conselho para você: Divertir não é só brincar e dançar. É também estudar. Abraços de sua amiga Joana.
10. - De acordo com o calendário construído, responda: •Quantos são os dias letivos? •Qual é o mês e o ano descoberto? •Quantas semanas? •Quantos Domingos? •Quantos aniversários comemorados? •Quantos dias?
11. Atividade 2: Aprenda a fazer uma ampulheta Construir um instrumento para medir a passagem do tempo Você vai precisar de: - 2 garrafas plásticas de refrigerante (600 ml) bem limpas e secas (uma delas com tampa); - Areia fina, sal seco ou farinha fina de mesa; - Fita gomada ou durex; - 1 prego bem largo.
12. Experimentação - Encha uma das garrafas com a areia, sal ou farinha de mesa; - Tampe esta garrafa e peça para um adulto fazer um furo na tampa com um prego aquecido, de tamanho grande. Cole uma garrafa na outra, pelo gargalo; -Ponha a garrafa cheia de areia virada para baixo e espere. A areia vai cair para a garrafa de baixo. O tempo que a areia leva para passar de uma garrafa para outra depende da quantidade de areia, do tamanho e do gargalo. Se a areia estiver úmida, pode ser que ela nem caia. Você pode fazer ajustes, aumentando ou diminuindo a quantidade de areia.
13. Atividade 3: Relógio de sol Construir um relógio utilizando o sol como parâmetro Você vai precisar de: Folha de papel Transferidor Caneta Experimentação -Com o transferidor construa uma meia lua; - Faça as principais marcações e ligue ao centro da meia lua; - faça um corte no centro da meia lua; - com um pedaço de papel, faça uma cunha e prenda no corte feito. Construção orientada pelo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=y5okFKNbUYs
14. Atividade 4: Jogo da Memória O jogo é bem simples. Basta dividir a turma em grupos de 4 e deixar que joguem formando pares.
15. Atividade 4: Jogo da Hora certa
16. O objetivo do jogo é chegar no final do caminho. Cada jogador, na sua vez, joga o dado e anda o número de casas que o dado mostrar, e ao chegar a uma casa deve executar a ação descrita na casa para que continue. Exemplo, se parar na casa “marque a hora 03:30” o jogador deverá marcar essa hora no relógio analógico . Se acertar a hora, na próxima jogada poderá jogar os dados novamente e continuar percorrendo no caminho. Após marcar a hora, o jogador deve tirar o relógio do horário marcado e “bagunçar” os ponteiros. Se a ação for responder uma questão da sacola vermelha, por exemplo, o jogador pega uma pergunta da sacola e responde. Se acertar, na próxima jogada poderá jogar os dados novamente, se errar, na próxima rodada pega outra pergunta da mesma sacola e responde. Só sairá da casa e jogará novamente os dados quando acertar uma pergunta da sacola. Vence que chegar primeiro ao final.
17. Atividade 5: Medindo comprimento O professor pedirá aos alunos que observem tudo ao seu redor e pergunta: tudo é do mesmo tamanho? Objetivo: Propor medições de interesse das crianças Material Barbante; Fita de papel pardo; Usar as mãos; Usar os pés e pernas; Dedo polegar. Experimentação O professor pedirá a cada grupo que escolha o que será medido; Cada grupo usará a sua criatividade, usando instrumentos improvisados por eles. Cada grupo fará a sua medida.
18. Registro: Construir uma tabela Após essa atividade apresentar o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=UrCop7yCejc
19. Atividade 6: Comparando massas O professor pedirá a dois alunos para que cada um leve um objeto até a frente e mostre para seus colegas, e o professor perguntará, Qual é o mais pesado? Objetivo - descobrir a importância de medir a massa ou o peso de um corpo; - identificar o mais pesado e o mais leve. Materiais: - Balança - Tampinhas de Garrafas - 1 Pilha pequena
20. Pergunta: Quantas tampinhas de garrafas são necessárias para medir o mesmo peso que a pilha? Experimentação - O professor colocará a balança e uma vasilha transparente cheia de vários tipos de tampinhas; - Colocará uma pilha pequena na balança; - Colocará tampinhas (de uma a uma) até que o peso se torne igual ao da pilha; - Será vencedor o grupo que acertar o nº de tampinhas.
21. Atividade 7: Comparando massas ( 2 ) O professor levará para a sala de aula duas caixas de tamanhos iguais, porém uma caixa vazia e a outra contendo areia e perguntará: Qual é a mais leve? Qual é a mais pesada? Após a resposta dos alunos, o professor chamará um aluno para verificar a resposta, mostrando a todos a caixa vazia e a outra com areia. Objetivos - descobrir a importância de medir a massa ou o ¨peso¨ de um corpo; - identificar o mais pesado e o mais leve.
22. Materiais Para Cada Grupo - 10 objetos que se encontram na sala de aula como por exemplo: -2 caixas de tamanhos iguais, uma vazia e a outra com areia. Experimentação Cada grupo vai comparar a massa de no mínimo 10 objetos que se encontram na sala de aula, segurando-os nas mãos; Coloque-os sobre uma mesa em ordem crescente de massa, isto é, do mais leve para o mais pesado; Conferir se os grupos acertaram a ordem, pesando os objetos na balança; Conferir a medida de massa utilizando a balança.
23. Atividade 8: Comparando massas ( 3 ) GANGORRAS: por meio de gangorras com assentos assimétricos, podemos compreender o equilíbrio com massas diferentes. O professor, ao pedir a participação dos alunos, deve criar situações-problema que envolvam conhecimentos prévios, relacionando a gangorra com um parque de diversões. Durante a atividade propor algumas situações, como por exemplo:
24. Atividade 1: Colocar 03 (três) pesinhos no quarto gancho (da esquerda ou direita) do ponto de apoio. Pedir que os alunos tentem equilibrar a gangorra usando 04(quatro) pesinhos em um mesmo gancho do lado oposto. No começo, eles vão demorar porque irão fazer por tentativa e erro, mas esse é um passo necessário para que os alunos estabeleçam alguma relação durante a atividade.
25. Atividade 2: Partindo da situação anterior, 03 (três) pesinhos no quarto gancho da esquerda, perguntá-los agora que a quantidade de pesos pode ser colocada no segundo gancho do lado oposto. Essa atividade ajuda o aluno a raciocinar que pode equilibrar a gangorra utilizando ganchos diferentes e o encaminha a desenvolver noções de equações.

Apostila de matemática PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário