ORIGENS, SISTEMAS E EVOLUÇÃO DA MATEMÁTICA. - Atividades de Matemática

Atividades de Matemática

Atividades de Matemática para Imprimir

ORIGENS, SISTEMAS E EVOLUÇÃO DA MATEMÁTICA.

Compartilhe

Atividades de Matemática

História da matemática resumo

Como começaram a contar? A necessidade de contar começou com o quando o homem desenvolveu as atividades humanas. Ele deixou de ser pescador e coletor de alimentos para ficar fixo no solo, plantando e produzindo seu próprio alimento, construindo suas casas, domesticando animais para seu uso, entre outros
História da Matemática PDF


História da Matemática

Como o homem começou a cuidar dos seus próprios animais, existiam muitas técnicas para controlar o seu rebanho. Uma delas é pelas “pedrinhas”, onde , pela manhã eles soltavam os animais e colocava uma pedrinha correspondendo cada um e depois que eles voltavam da pastagem, ele guardava as pedras dentro de uma saco, se tivesse sobrado alguma pedrinha significava que, ou roubaram ou o animal se perdeu.
História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

História da Matemática PDF

Representação numérica 

Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação. No começo, algumas civilizações (egípcia, babilônica) usava repetição de traços na vertical para representar os números Mas o método foi mudado pois era difícil contar mais de quatro termos.

Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. É composto por diversos símbolos

O ábaco 

O ábaco, em sua forma geral, é uma moldura retangular com fileiras de arame, cada fileira representando uma classe decimal diferente, nas quais correm pequenas bolas Ele é utilizado em diversos lugares do oriente e ocidente , onde foi estipulado como um material muito eficiente

O Sistema de numeração Indo-Arábico 

Nosso sistema de numeração surgiu na Ásia, há muitos séculos no Vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão. Cada numero inventado tem seu significado. O numero 1 significa o homem no mundo, o numero 2 a esposa e família. Foi no Norte da Índia, que nasceu o mais antigo sistema de notação próximo do atual, mas , antes de nascer esse sistema, eles usavam uma numeração de característica moderna. Seus 9 primeiros algarismos eram sinais independente, ou seja, o numero 3 por exemplo, não significava que haviam 3 unidades mas um símbolo independente. Cada algarismo tinha um nome:

A criação do zero 

Tendo em vista o problema na construção dos números como 31 e 301, os hindus criaram um símbolo para representar algo vazio (ausência de tudo) que foi denominado sunya. Facilitando a separação de uma dezena para um nada. O zero foi o último número natural a ser criado. Sua origem deveu- se não à necessidade de marcar a inexistência de elementos num conjunto, mas uma concepção posicional da numeração.

O Sistema Romano de Numeração 

O sistema de numeração Romano é um sistema decimal, ou seja, sua base é dez. Este sistema é utilizado até hoje em representações de séculos, capítulos de livros, mostradores de relógios antigos, nomes de reis e papas e outros tipos de representações oficiais em documentos. Estas eram as primeiras formas da grafia dos algarismos romanos. Tal sistema não permite que sejam feitos cálculos, não se destinavam a fazer operações aritméticas mas apenas representar quantidades. Com o passar do tempo, os símbolos utilizados pelos romanos eram sete letras, cada uma com um valor numérico:

Todo símbolo numérico que possui valor menor do que o que está à sua esquerda, deve ser somado ao maior. VI = 5 + 1 = 6 XII = 10 + 1 + 1 = 12 CLIII = 100 + 50 + 3 = 153 Todo símbolo numérico que possui valor menor ao que está à sua direita, deve ser subtraído do maior. IX = 10 - 1 = 9 XL = 50 - 10 = 40 VD = 500 - 5 = 495 Todo símbolo numérico com um traço horizontal sobre ele representa milhar e o símbolo numérico que apresenta dois traços sobre ele representa milhão.

Bibliografia: 

http://www.matematica.br/historia/ 
http://www.infoescola.com/matematica/historia-da-matematica/
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário