INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS POLIEDROS. - Atividades de Matemática

Atividades de Matemática

Atividades de Matemática para Imprimir

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS POLIEDROS.

Compartilhe

Atividades de Matemática

Aula introdutória ao estudo dos Poliedros e a relação de Euler, com exercícios.

IE2 - Poliedros e a Relacao de Euler
Estudo dos Poliedros - Introdução Professor Luiz Amorim – Colégio Naval 2009 Euler 1707-1783
Ângulos Poliédricos Convexos É a região limitada pela interseção dos semi-espaços obtidos pelos planos de n semi-retas de origem num mesmo vértice, 3 a 3 não-coplanares.
Estudo dos Poliedros


A maneira do triedro, os elemento de um ângulo poliédrico ou ângulo sólido são: Faces (f n ): Porção plana de uma aresta a outra consecutiva. Arestas (a n ): Semi-retas de origem em V. Vértice (V): Ponto de partida de todas as semi-retas que compõem o ângulo poliédrico. Relações Importantes: » A medida de qualquer face é menor que a soma das demais; » A soma das medidas das faces é sempre menor que 360º. OBS.: Um ângulo poliédrico é chamado de regular quando todas as faces são congruentes entre elas.
Estudo dos Poliedros

Ângulos Poliédricos Convexos

Poliedros

Exercícios poliedros

Poliedros Convexos

Elementos do Poliedro Convexo

Soma dos ângulos das faces

Tetraedro regular

Octaedro regular
Solução: Então o número máximo de arestas é 5.

Elementos do Poliedro Convexo » Faces: Cada um dos seus polígonos é uma face; Obs.: F n é a quantidade de faces com n lados . » Aresta: São os lados dos polígonos; » Vértices: São os vértices dos polígonos. Obs.: V n é a quantidade de vértices nos quais incidem n arestas. OBS.: A reunião das faces é classificada como a superfície ou casca do poliedro.
Soma dos Ângulos das Faces Seja S a soma dos ângulos de cada face do poliedro. Para cada face n, temos que: De outra forma, podemos pensar assim:

Vamos fazer a seguinte experiência vamos pegar alguns poliedros “simples”, fixá-lo no chão numa posição de terminada e considerarmos duas projeções diferentes. Considerando o sol a pino esse poliedro terá vértices iluminados e vértices obscuros. Vamos considerar a projeção de cada uma dessas partes: » Tetraedro Regular: Parte iluminada: Parte Obscura: Soma dos ângulos das faces:
» Octaedro Regular Parte Iluminada: Parte Obscura: Total: Soma dos ângulos das faces:

De modo geral, imaginemos o Sol a pino, iluminando um poliedro e a projeção deste no chão em duas partes, a saber, no sentido Sol-Plano e Plano-Sol. Temos 3 regiões a considerar: Iluminada, Contorno e Obscura. Seja v 1 a quantidade de vértices iluminados, v 2 a quantidade de vértices obscuros e v 0 a quantidade de vértices no contorno. Temos:

Comparando com o primeiro modo de obter esta soma com este último temos: Relação de Euler Onde V, F e A são, nesta ordem, as quantidades de Vértices, Faces e Arestas.
 
5 triedros, 7 tetraedros, 9 pentaedros e 8 hexaedros. 6 faces quadradas e 8 faces triangulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário