- SITUAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.
- ATIVIDADES DE MULTIPLICAÇÃO PARA IMPRIMIR.
- CONTAS DE MULTIPLICAR E DIVIDIR.
Jornada pela Alfabetização
A Importância da Matemática em Nossa Vida.
ATIVIDADES MATEMATICA
Multiplicação e divisão
1. Profª: AMIRA AMINArticuladora: Escola Estadual São José2. :
3. MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO A classificação da multiplicação e da divisãoAssim como no campo aditivo, os problemas do campomultiplicativo foram divididos em categorias pelo psicólogofrancês Gérard Vergnaud. Com essa organização, é possíveltrabalhar os conceitos de multiplicação e divisão já nosprimeiros anos do Ensino Fundamental
4. A partir de quando é possível abordar a multiplicaçãoe a divisão ?A resposta é de ouriçar os educadores mais conservadores:elas já podem aparecer nos primeiros anos do EnsinoFundamental. Problemas envolvendo ambas as situaçõesdevem ser explorados em um trabalho continuado quepercorra toda a escolaridade. Outra visão que se modificounos últimos anos diz respeito à segregação do multiplicar edo dividir. Por que tratá-los como etapas diferentes se aligação entre eles é tão estreita?
5. MULTIPLICAÇÃO• Cálculo combinatório• Adição de parcelas iguais• Disposição retangular (área)
6. Uma menina tem 2 saias e 3blusas de cores diferentes. De quantas maneiras ela pode se arrumar combinando as saias e as blusas? Cálculo combinatório Uma menina tem 2 saias e 3 blusas de cores diferentes. De quantas maneiras ela pode se arrumar combinando as saias e as blusas?
7. Uma menina pode combinar suas saias e blusasde 6 maneiras diferentes. Sabendo que ela temapenas 2 saias, quantas blusas ela tem?Uma menina pode combinar suas saias e blusas de6 maneiras diferentes. Sabendo que ela tem apenas3 blusas, quantas saias ela tem?
8. Fonte: Coleção Pode Contar Comigo 1º ano 4 x 4 = 16
9. EXEMPLO OBSERVAÇÃO VARIAÇÕESProporcionalidade • Oito crianças levaram 16refrigerantesNa festa de ao aniversário de Carolina. Se todas as crianças levaram a mesma quantidadeaniversário de de bebida, quantas garrafas levou cadaCarolina, cada criança uma? • Numa festa foramlevou 2 refrigerantes. levados 16 refrigerantes pelas crianças e cada uma delas levou 2 garrafas.Ao todo, 8crianças Quantas crianças havia? • Quatro crianças levaram 8refrigerantescompareceram à festa. à festa. Supondo que todas levaram oQuantos refrigerantes mesmo número de garrafas, quantos refrigerantes haveria se 8criançashavia? fossem à festa?
10. Marta tem 4 selos. • João tem 12 selos eJoão tem 3vezes mais Marta tem a terça partedo que ela. Quantos da quantidade doselos tem João? amigo. Quantos selos tem Marta?
11. Organização RetangularUm salão • Um salãotem 5 fileiras tem 20cadeiras, com 4 delas em cada fileira.com 4cadeiras em Quantas fileiras há nocada uma. Quantas total?cadeiras há nessesalão? • Um salão tem 20 cadeiras distribuídas em colunas e fileiras. Como elas podem ser organizadas?
12. 5 + 5 + 5 + 5 = 20 4 X 5 = 20
13. 48 apartamentos12 4
14. EXEMPLO
15. DIVISÃO Última operação a aparecer nos livros didáticos. Aos 4 ou 5 anos de idade a criança já faz repartições. Dividir pode significar classificar, separar, marcar limites e repartir em partes iguais (o que nem sempre é possível). Na Matemática, dividir pode estar relacionada a repartir (partilhar) ou a medir (agrupar).
16. Este conceito é útil para estudar a divisão e para entender as frações. Grandezas discretas: podem ser contadas, ou seja, estão em correspondência biunívoca com os números naturais. Ex: alunos da classe, cadeiras da sala, sementes de uma laranja, etc. Grandezas contínuas são aquelas que não podem ser colocadas em correspondência biunívoca com os números naturais (não aparecem isoladas). Exemplo: os líquidos, as massas, o tempo, etc.
17. Nem sempre é possível dividir uma quantidade em partes iguais.
18. Certas quantidades ou objetos sempre podem ser divididos em partes iguais.
19. 1- Distribuindo 32 lápis entre 4 crianças de modo que cada criança receba a mesma quantidade de lápis e que não sobre nenhum lápis, quantos lápis cada criança receberá? (repartir em partes iguais)
20. 32 lápis entre 4 crianças 8 lápis 8 lápis8 lápis 8 lápis
21. EXEMPLO2- Vou distribuir 32 lápis entre as crianças da minha sala de modo a não sobrar lápis e que cada uma das crianças receba 4 lápis. Quantas crianças receberão lápis? (medir quantas vezes o 4 cabe dentro do 32)
22. 32 lápis - cada uma dascrianças receba 4 lápis1 2 3 45 6 7 8
23. Princípio Fundamental da Divisão.Numa divisão de dois números naturais, com odivisor diferente de zero, o dividendo é igual aoproduto do divisor pelo quociente somado com oresto . D = (d × q) + r 8 | 4 resto -4 1+1=2 divisor 4 dividendo quociente - 4 (0)
24. A produção diária de leite na fazenda é de 9 litros, e quero dividi-la de modo que, meus 3 filhos fiquem, cada um, com quantidades iguais. Quantos litros devo dar para cada filho?
25. Tenho 35 bombons e quero colocá-los emembalagens que cabem 6 bombons. De quantasembalagens eu vou precisar se distribuir em todas asembalagens, o mesmo numero de bombons?
26. VID O QUE AS CRIANÇAS PENSA SOBRE A MATEMÁTICAEO
27. O JOGO E O TRABALHO COM A MATEMÁTICAO lúdico, jogo e brincadeira, é característica fundamental do serhumano. Nossa tendência é fazer tudo o que nos dá prazer. Acriança aprende melhor brincando. Os jogos têm regras a seremseguidas mas permitem muitas combinações e respostas dosjogadores.
28. As vantagens dos jogos em grupo envolvendo regras para odesenvolvimento do raciocínio lógico das crianças são muitas:• exigem a interação entre os jogadores;• motivam-nas a pensar e a lembrar-se de combinadosnuméricos – organização interna das estruturas lógicas: classes,relações de acordo com as diferenças e semelhanças.•oportunizam a escolha, a competição e o limite.
29. O trabalho com jogos deve ter o objetivo de:• possibilitar a evolução na busca da autonomiapela criança, através de relacionamentos segurosnos quais o poder do adulto seja reduzido;•Favorecer a habilidade da criança de descentrar ecoordenar diferentes pontos de vista• incentivar a curiosidade, a iniciativa e acriatividade da criança (que ela imagine e coloquesuas idéias, formule problemas e relacione ascoisas umas às outras)
30. Observe o material na prática .
31. • Zero (posição vazia): 40 , 45• Multiplicativo: 232 = 2 x 100 + 3 x 10 + 2• Aditivo: 232 = 200 + 30 + 2
32. Ábaco
33. Material Dourado
34. VIDEO
35. Referências Bibliográficas• BITTAR, Marilena; FREITAS, J. M.. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005• BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília. MEC/SEF, 1997.• BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. III, 1998.• CENTURIÓN, M. Conteúdo e metodologia da matemática: números e operações. São Paulo: Scipione, 1994.• IFRAH, Georges. Os números: a história de uma grande invenção. Tradução Stella Maria de Freitas Senra. São Paulo: Globo, 1992• KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. Tradução de Regina A. de Assis. Campinas, SP: Papirus, 1990.• REIS, Silvia Marina Guedes dos. A matemática no cotidiano infantil: jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio- lógico- matemático. Campinas, SP: Papirus, 2006. (Série Atividades).• SMOLE, Kátia Stocco. Jogos de matemática de 1º a 5 ano.Porto Alegre: Artmed, 2007.• TOLEDO. Marília. TOLEDO, Mauro.Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997. (Conteúdo e Metodologia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário