OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: SUBTRAÇÃO. - Atividades de Matemática

Atividades de Matemática

Atividades de Matemática para Imprimir

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: SUBTRAÇÃO.

Compartilhe

Operações com frações

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Subtração 
O processo para a subtração entre duas frações é exatamente o mesmo que para a adição, devemos encontrar o MMC entre os denominadores das frações, encontrar as frações equivalentes e efetuar a operação entre os numeradores.
Atividades de Matemática

subtração de Frações
Podemos ainda misturar adição com subtração numa mesma expressão. Veja os exemplos:

Observação 01: Para encontrar os múltiplos de um número qualquer, basta multiplicar esse número por todos os números naturais (0, 1, 2, 3, ...) ou ainda, pelos números inteiros, se quiser trabalhar com os múltiplos negativos também.

Observação 02: O uso do MMC como denominador das frações equivalentes tem suas vantagens mas não é obrigatório. Pode-se usar qualquer múltiplo comum entre os dois denominadores. No caso das vasilhas acima, qualquer um dos números 12, 24, 26, ... poderia ser o denominador da fração equivalente.

Observação 03: Veja como é importante que os conceitos de fração e frações equivalentes estejam bem trabalhados para o estudo das operações.

Observação 04: Quando a operação for entre um número inteiro e uma fração, devemos escrever o inteiro sobre 1 e seguir os mesmos passos para efetuar a conta. Da mesma forma, se for um número misto, escrevemos como fração e depois fazemos a operação.

Material Completo: Slideshare.
Professor Badaró: http://professorbadaro.com.br/ ATIVIDADES MATEMÁTICA

Apostila de matemática PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário