COMO ENSINAR OS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. - Atividades de Matemática

Atividades de Matemática

Atividades de Matemática para Imprimir

COMO ENSINAR OS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.

Compartilhe

Atividades de Matemática


CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
Como ensinar multiplicação nas series iniciais
como ensinar divisão


ATIVIDADES MATEMATICA
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Multiplicação e divisão

1. Introdução Há muito mais na compreensão da multiplicação e divisão do que calcular quantidades. A compreensão das operações desempenha um papel central no conhecimento da matemática (NCTM, 1991). Mas compreender uma operação não se resume a saber fazer o algoritmo. Compreender uma operação é saber aplicá-la a situações do dia-a- dia, a situações da vida real, é saber usá-la significativamente. Desta forma o trabalho exploratório com situações problemáticas, envolvendo por vezes, materiais manipuláveis em que é possível “ver” os efeitos das operações, é fundamental para o desenvolvimento do significado destas, contextualizando assim a aprendizagem dos procedimentos de cálculo (Abrantes et al , 1999). A expectativa de que os alunos se apropriem muito rapidamente dos procedimentos de cálculo, leva alguns professores a centrar o ensino na memorização de fatos e regras necessárias à execução de procedimentos, em lugar de trabalharem o uso reflexivo das operações e das relações entre os números. De acordo com muitos autores, o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo é tanto mais rico quanto for a diversidade de situações com as quais a criança se depare. O mesmo tipo de conclusão se pode afirmar sobre a divisão.

2. Existem quatro componentes no sentido das operações:  saber aplicar a operação a situações da vida real;  ter a percepção dos modelos e das propriedades de uma operação;  perceber as relações entre as operações;  ter uma compreensão intuitiva dos efeitos duma operação num par de números. As crianças precisam de uma variedade de experiências com problemas que apresentem diferentes tipos de situações, em vez de praticarem um número restrito de situações para cada operação. Serão apresentadas um conjunto de atividades, pensada fundamentalmente para os 3ºs e 4ºs anos, que no entanto, grande parte delas poderão ser usadas nos 1º e 2º anos. Os problemas que envolvam repetição da adição duma determinada quantidade e a partilha equitativa deverão ser introduzidos logo no 1º ano. Os alunos começam por escrever as operações sob a forma de adições ou subtrações sucessivas, as quais ao longo da escolaridade vão sendo substituídas pelas notações da multiplicação (x) e da divisão (:).

3. Multiplicação 1 – Relação entre adição e multiplicação Objetivos:  Desenvolver o sentido da multiplicação a partir de problemas simples e significativos, com números acessíveis.  Introduzir a escrita da multiplicação com significado a partir da relação entre a multiplicação e a adição.  Resolver problemas de multiplicação antes da aprendizagem formal do algoritmo da multiplicação Estes problemas pretendem que os alunos relacionem a linguagem matemática e o simbolismo das operações (adição/multiplicação) com situações problemáticas e a linguagem informal, permitindo ainda, estabelecer conexões entre as vivências dos alunos e a Matemática. Em todas as situações é fundamental que os alunos usem as suas estratégias, explicando como encontraram a resposta. Esta explicação de início poderá ser oral, mas progressivamente deverá aparecer por escrito.
4. Inicialmente os alunos poderão recorrer ao desenho e consequentemente a adições sucessivas. Cabe depois ao professor levar os alunos a perceber que uma dada quantidade se repete um certo número de vezes, podendo assim ser representado por uma multiplicação (relação entre o raciocínio aditivo e o raciocínio multiplicativo).Por exemplo, na tarefa abaixo, os alunos poderão usar várias estratégias para encontrar a resposta ao problema. 6 + 6 + 6 + 6= 24 4 x 6 = 24 ou 2 x 6 + 2 x 6 = 12 +12 = 2 x 12 = 24 Para uma sala de aula a professora comprou estes lápis. Quantos lápis ela comprou?

5. Para uma sala de aula a professora comprou estes lápis. Quantos lápis ela comprou? Na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira, a Maria, o João e o David fizeram tiras de bonecos, iguais aos da figura. Quantos bonecos fizeram nos três dias? Um aluno fez este desenho no seu caderno e disse a um amigo: - Pintei 7 cavalos no meu caderno. Quantas patas pintei? E quantas orelhas?
6. No estacionamento há 12 motos. Quantas rodas há? E se houver o mesmo número de automóveis, quantas serão as rodas? E se fossem triciclos? Quantas seriam as rodas? Numa prateleira do supermercado há 8 embalagens iguais à da figura. Quantas são as garrafas ali existentes? Na sua sala de aula há quantos alunos? Quantos são os narizes? E quantos são os olhos? E os dedos? ...

7. Qual é o total de chocolates da figura? Se comprarmos 7 caixas de chocolates como a da figura, com quantos chocolates ficamos? Para uma festa da escola compraram 5 embalagens de chocolates iguais às da figura. Qual foi o total de chocolates comprados? Numa fábrica de chocolates todos os dias são produzidos 350 bombons. Quantos bombons são produzidos numa semana? E num mês? E num ano? Atenção que a fábrica está fechada aos sábados e aos domingos.
8. Para a festa de aniversário de Maria, a mãe fez vários doces. Como eles levavam muitos ovos ela teve que comprar 6 embalagens como a que você vê na figura. Quantos ovos a mãe comprou ? Na cantina da escola de Maria os ovos vêm em embalagens que têm o dobro dos ovos da caixa ao lado, cada uma. Se comprarem 3 embalagens, quantos serão os ovos que a escola adquire? Nestas férias, vou arrumar em álbuns, as fotos que tenho lá em casa. Cada folha leva 4fotos, de cada lado. Quantas fotos posso arrumar em 48 folhas deste álbum?

9. Multiplicação 2 - Contagens e disposição retangular Objetivos  Reconhecer situações de multiplicação a partir da adição de parcelas iguais.  Trabalhar a multiplicação antes da aprendizagem formal do algoritmo.  Trabalhar o sentido aditivo proporcional da multiplicação e a utilização de tabelas.  Reconhecer situações de multiplicação partindo de disposição retangular de objetos.  Utilizar diferentes estratégias de contagem usando a multiplicação. É importante trabalhar a leitura e a utilização de gráficos para registar dados desde cedo. Nesta altura os gráficos (de tipo pictograma) e tabelas são introduzidos como meio de representar relações multiplicativas
10. Quantas gavetas tem este armário? Eu quero colocar puxadores em metade das gavetas. Quantos tenho de comprar? Tantas flores! Quantas? Vamos fazer ramos … Burricos e mais burricos. Quantos são? Quantos estão virados para a esquerda? E para a direita? Explique como os contou. Vamos contar pontos, quadrados e traços brancos. Explique como contou. Quantos pontos pretos consegues contar nesta figura? Quantos são os quadrados que a compõem? Na figura estão muitos traços brancos. Quantos são?

11. A escola está em obras e uma das salas levou um chão novo, como o representado na figura. Agora queremos que cinco salas fiquem com um chão igual, mas não sabemos quantos mosaicos são necessários. A figura ao lado mostra parte de uma floresta, onde foram plantadas árvores. Quantas são as árvores que já estão plantadas? Se a figura representar metade das árvores que se podem plantar no terreno, com quantas árvores ficará esta floresta? E se a figura representar a quarta parte das árvores que se podem plantar, quantas serão as árvores que ficam na floresta, depois de todas as árvores estarem plantadas?

12. Multiplicação 3 – Relações numéricas, propriedades da multiplicação e tabuadas Objetivos:  Reconhecer propriedades/relações das tabuadas da multiplicação e generalizá-las.  Estabelecer relações numéricas entre produtos.  Construir as tabuadas partindo de fatos numéricos já conhecidos.  Desenvolver estratégias de cálculo usando os dobros.  Calcular produtos usando as propriedades da multiplicação (comutativa, distributiva e associativa) para resolver problemas.  Praticar o cálculo mental
13. Se na sua sala de aula todos os meninos levantarem uma mão, quantas mãos ficam no ar? E quantos dedos? E se levantarem as duas mãos, quantas mãos ficam no ar? E quantos dedos? Quantas mãos e quantos pés há na sua sala de aula? E quantos dedos?
14. Quantas são as janelas? Explique como contou Quantos são os vidros destas janelas?
15. Esta figura representa as cadeiras da sala de cinema do Centro Comercial. Se a sala estiver cheia e todas as pessoas estiverem sentadas, quantas pessoas podem ir a cada sessão de cinema? Como você chegou ao resultado?

16. Apesar de ter chegado a Primavera, o Nodi estava triste. O Inverno tinha sido muito rigoroso e a chuva e o vento tinham estragado a pintura das casas da sua rua. Para o alegrar, o seu amigo Orelhas teve uma ideia: Podiam pintar as casas com as tintas de cor azul, vermelho e amarelo que ele tinha guardado há algum tempo. Para tal era preciso não esquecer algumas regras: Cada casa teria de ter as 3 cores: o telhado, a porta e a parede teriam de ser de cores diferentes; As casas teriam de ficar todas diferentes umas das outras, ou seja não podiam ser pintadas de modo que ficassem iguais. Quantas casas poderiam eles pintar? Tarefa 2: Os bonecos de neve Um grupo de amigos, que viviam na Serra da Estrela andava muito triste, pois estavam fartos de ver os bonecos de neve sempre da mesma cor: todos brancos. Certa tarde, decidiram que iam dar mais cor à serra, pintando os bonecos de 3 cores diferentes: azul, da cor do céu,verde da cor das plantas e amarelo da cor do Sol. Pensaram um pouco e decidiram que os bonecos tinham de ser diferentes uns dos outros. No entanto, cada um tinha de ter as três cores, sendo que o corpo, a cabeça e o chapéu tinham de ser diferentes. Quantos serão os bonecos que estes amigos conseguem pintar?

17. Fábrica de chocolates Numa fábrica de chocolates, todos os dias são produzidos 350 bombons. Cada bombom é vendido a 50 centavos. Se a fábrica vender os bombons todos, quanto ganha por dia? A fábrica produz também chocolates que são vendidos a 1 real cada um. Por dia são vendidos 250 chocolates destes. Quanto dinheiro faz a fábrica com a venda destes chocolates pequenos? A fábrica produz também uns chocolates grandes, que são vendidos a 2 reais. Por dia são vendidos 150 destes chocolates. Que dinheiro faz a fábrica por dia, com a venda destes chocolates? Sucos para a festa Para a sua festa de aniversário, a Cuca convidou 15 amigos. Todos gostam muito de suco de laranja e a mãe dela vai dar um copo de suco a cada um. Todos os copos levam a mesma quantidade de suco. Para saber quantos litros de suco vai ter de preparar, a mãe consultou a seguinte tabela: 1 copo 2 copos 3copos 4 copos 5 copos 250ml 500 ml 750ml 1000ml 5000ml Quantos litros de sumo a mãe da Cuca precisa, para encher os 15 copos?
18. PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EMMATEMÁTICA PARA PROFESSORES DOS 1º e 2ºCICLOS Escola Superior de Educação de Lisboa Ana Paula Monteiro Cristina Loureiro Fernando Nunes Henriqueta Gonçalves

Apostila de matemática PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário